"Independência do Brasil", François René Moreaux, 1844. |
"Uma série de símbolos nacionais serviu para transmitir à população a imagem de um imperador competente. (...) Canções de rima fáceis, poemas e músicas se tornaram peças importantes na construção da imagem positiva de D. Pedro. (...) O "Hino do Senhor Dom Pedro I", que dizem ter sido composto pelo próprio imperador (...) emocionava os mais entusiastas: "Brava gente brasileira / Longe vá temor servil / Ou ficar a pátria livre / Ou morrer pelo Brasil".
Ainda havia quem discordasse da separação do Brasil e Portugal. (...) Estes também compuseram canções, mas com o propósito de ironizar a Independência. Em vez destes conhecidos versos (...) cantavam: "Cabra gente brasileira / Do gentio de Guiné / Que deixou as cinco chagas / Pelos ramos de café". Assim zombavam da nação mestiça recém-formada e (...) símbolos nacionais ladeados pelos ramos de tabaco e café, no lugar das tradicionais quinas do pavilhão português, representativas das cinco chagas de Cristo".
"Bênção da Metrópole", Flávio José Gomes Cabral, em Revista de História da Biblioteca Nacional.
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- Análise do quadro "Independência do Brasil", de Moreaux.
- Material sobre a Revolução Pernambucana (1817)
- "Livres como o país" - A história de escravos que se envolveram nas batalhas de independência na Bahia.
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